Terça, 19 de Setembro de 2017

Aconteceu

Desenvolvimento e avaliação de uma fornalha metálica para combustão dos gases da carbonização da madeira

Dissertação apresentada no último dia 18 de junho à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal, para obtenção do título de Magister Scientiae.


Membros da banca de Defesa e o Acadêmico Artur Queiroz Lana


Este estudo teve por objetivo desenvolver e avaliar o desempenho de uma fornalha metálica para combustão dos gases da carbonização da madeira, visando a redução das emissões de gases poluentes na produção de carvão vegetal. Foram realizadas 5 carbonizações, com faixas de temperatura de carbonização pré-definidas, utilizando-se madeira de Eucalyptus spp., na Unidade Experimental de Carvão Vegetal do Laboratório de Painéis e Energia da Madeira da UFV.

Foram determinados o rendimento gravimétrico, as propriedades físicas e químicas do carvão vegetal, os perfis térmicos do forno e da fornalha e os parâmetros de funcionamento da mesma. Para caracterização dos gases não condensáveis, CH4, CO, CO2, H2 e O2, foram realizadas coletas com intervalo de uma hora durante o processo.

Por meio de um analisador de gases determinou-se as concentrações antes e após a fornalha, ao longo da carbonização, averiguando a redução das emissões de gases tóxicos nocivos ao homem e ao meio ambiente. O rendimento gravimétrico e qualidade do carvão vegetal foram satisfatórios tanto para uso siderúrgico como para o uso doméstico.

Conclui-se que a fornalha funcionou adequadamente, com tempo médio de combustão dos gases de 42,11% em relação ao tempo total de carbonização, com reduzido consumo de combustível auxiliar. A combustão dos gases na fornalha levou a uma redução média de 86,24% de monóxido de carbono e 88,03% de metano durante o período em que houve combustão na mesma, contribuindo para salubridade local e redução de gases tóxicos e geradores do efeito estufa.

Membros da banca de defesa:
 
Angélica de Cássia O. Carneiro (Orientadora – DEF)
Daniel Camara Barcellos ( Barcellos & Camara Bioenergia)
Benedito Rocha Vital (Co-orientador – DEF)
Ana Márcia M. L. Carvalho (Co-orientadora – DEF)
Márcio Arêdes Martins (Prof. Dr. do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV)

O trabalho ainda não foi catalogado. 
Para mais informações ou dúvidas, entrar em contato através do e-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 http://www.ciflorestas.com.br/conteudo.php?tit=desenvolvimento_e_avaliacao_de_uma_fornalha_metalica_para_combustao_dos_gases_da_carbonizacao_da_madeira&id=10228

 

Fonte: Polo de Excelência em Florestas

© 2011-2013 Prolenha

 

Desenvolvido por ASTRO DESIGN

Recomende-nos

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS Feed

Visitas no site

Hoje23
Ontem50
Na semana73
No mês513
Total23689

VCNT - Visitorcounter