Terça, 19 de Setembro de 2017

Aconteceu

Laboratório de Biocombustíveis é inaugurado na UFV

 

Publicado em 

 

Laboratório recém inaugurado e equipe

 

 






Foi inaugurado no último dia 21 de agosto o Laboratório de Biocombustíveis, coordenado pelo professor Márcio Aredes Martins, que se encontra atualmente nos Estados Unidos realizando o seu pós doutorado. O laboratório de BIOCOMBUSTÍVEIS tem como principal objetivo desenvolver tecnologias para a produção de biocombustível. O professor Adriano Nunes Nesi – que está substituindo temporariamente o professor Marcio Arêdes Martins na coordenação do laboratório de biocombustíveis – conta que a intenção dos pesquisadores da UFV é extrair o óleo da biomassa produzida por microalgas para a produção de biocombustível e, com isso, atender à demanda do país por combustível de origem sustentável. Além disso, tanto os estudantes de graduação como os de pós-graduação poderão se especializar nessa área participando de pesquisas no laboratório.

Os trabalhos já estão sendo desenvolvidos em parceria com a Petrobras, que, inclusive, possibilitou a ampliação das instalações do laboratório e a aquisição de equipamentos. Isso se deu por meio de um projeto do professor Márcio Arêdes e da ex-professora do Departamento de Biologia Vegetal, Rosane Aguiar, falecida em 2011, e homenageada com uma placa no laboratório. Segundo o oceanógrafo da Petrobras, Leonardo Bacellar, a iniciativa faz parte da Rede de Bioprodutos, uma estratégia direcionada para estudos de microalgas na produção de biocombustível, particularmente de biodiesel. A parceria com a UFV teve início há cinco anos e acontece também com outras universidades que estão de acordo com a proposta da rede, como a Universidade Estadual de São Paulo (Unicamp) e as federais do Rio Grande (FURG),  do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para a reitora da UFV, Nilda Soares, as edificações permitirão que os estudantes tenham infraestrutura adequada para aulas, coletas de dados e análises de pesquisas. Ela definiu o laboratório de biocombustível como “estratégico”, por buscar pesquisas alternativas para o país, com o apoio da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Sua expectativa é que os recursos investidos sejam “multiplicados em tecnologias, processos e inovações colocados à disposição da sociedade brasileira”.  O chefe do DEA, professor José Márcio Costa, lembrou que, atualmente, o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Uma das fontes é a biomassa, e o laboratório de biocombustível possibilitará o desenvolvimento ainda maior dessa matriz energética. Ele destacou que a parceria com a Petrobras pode ser resumida em uma “troca”, uma vez que os profissionais da UFV atenderão às demandas tecnológicas da empresa. Com essas experiências, os estudantes também terão melhor formação. 

[Fonte: Divisão de Jornalismo da UFV]

http://www.sif.org.br/noticia/laboratorio-de-biocombustiveis-e-inaugurado-na-ufv

© 2011-2013 Prolenha

 

Desenvolvido por ASTRO DESIGN

Recomende-nos

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS Feed

Visitas no site

Hoje23
Ontem50
Na semana73
No mês513
Total23689

VCNT - Visitorcounter