Terça, 19 de Setembro de 2017

Biografias dos integrantes do Prolenha

Rogério Carneiro de Miranda (Presidente)

Rogério Carneiro de MirandaRogério é Engenheiro Florestal com mestrado pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, e foi o mentor e fundador da Proleña/Honduras em 1994, Proleña/Nicaragua em 1996, e motivou a criação da Proleña/Bolívia em 2002 e Prolenha/Brasil em 2011.

Rogério tem se dedicado profissionalmente a área de dendroenergia e biocombustíveis sociais. Em dendroenergia sua experiência inclui o desenho e desenvolvimento de fogões a lenha ecológicos, principalmente com a introdução do modelo "ecofogones" na América Central, Bolívia e Brasil, incluindo a instalação de fabricas e sua promoção e comercialização. Rogério também tem estudado o papel das associações de reposição florestal como mecanismo de reflorestamento para sustentabilidade energética, e foi o gestor na criação de tres associações de reposição florestal na Nicaragua, com o apoio dos governos Brasileiro e Nicaraguense, numa operação de cooperação sul-sul.

Rogério foi o gestor do estudo de introdução dos fogões a álcool no Brasil em 2004, e desde então um entusiasta do produção de alcool em sistemas descentralizados para uso local na cocção e geração de energia eletrica. Ultimamente Rogério tem estudado o potencial de cogeração de energia elétrica a partir dos gases da carbonização, e sua aplicabilidade na África Subsaariana.

Rogério foi Diretor Executivo de Proleña/Honduras(1993-1996), Proleña/Nicaragua(1996-2002), Diretor da Ecofogão no Brasil (2002-2004), e em Washington EUA foi funcionario do Instituto Winrock International (2005-2007) e do Banco Mundial (2008-2010). Foi também consultor de diferentes organismos como FAO, GIZ, governos da Nicaragua, Honduras e Brasil, Shell, Fundação Shell, e ESMAP (Banco Mundial), em temas de estratégias de suprimento e consumo sustentado de lenha, avaliação de programas e projetos de fogões a biomassa e álcool, reposição florestal, produção de carvão vegetal e bioeletricidade.

Sua experiência geográfica inclui trabalhos no Brasil, Honduras, Nicaragua, Guatemala, Panamá, Haití, Perú, Bolivia, Madagascar, Etiopia, além de ter um bom conhecimento sobre dendroenergia na America Latina e Africa Sub-Saariana.

Rogério tem dois filhos (Camilo e Emilio), e gosta de musica, cinema, e ciclismo como atividades de lazer, além de estar em contato com a natureza.

Rogério é fluente em português, inglês e espanhol.

 

Regina Couto (Diretora de projetos)

reginaRegina é bacharel em ciências contábeis, com especializações em relações de trabalho e negociação e em processamento na indústria sucroalcooleira. Possui qualificações em docência do ensino superior e em logística empresarial e foi participante do curso de altos estudos promovido pelo governo do estado de Minas Gerais. Possui ainda diversos cursos nas áreas de políticas públicas, gestão, projetos e captação de recursos.

Regina tem experiência em gestão de organizações públicas e privadas, tendo se dedicado ao terceiro setor nos últimos 10 anos. Desde 2006 coordena no Brasil o projeto Gaia com foco no combate a poluição doméstica através do uso de fogões eficientes, inclusive assessorando projetos na África. Tem ainda participado de diversos grupos de estudo favoráveis as microdestilarias de etanol como um projeto de inclusão sócio-economica para a agricultura familiar brasileira. Experiencia em gestão de projetos e articulações institucionais.

Paralelo a este trabalho, tem realizado diversas atividades voluntárias nas áreas administrativa e financeira de entidades do terceiro setor. Regina é membro de um grupo de mulheres no município de Betim, além de ser representante da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Como lazer, dedica-se a atividades artesanais como bordado e costura.

Fluente em português com conhecimento intermediário em inglês e espanhol.

 

Ulysses Costa Freire (Diretor Administrativo Financeiro)

ulyssesUlysses é engenheiro florestal pela Universidade Federal de Lavras e mestre pela Universidade Federal de Viçosa.

Experiente em plantio, condução e exploração de florestas plantadas, em especial o eucalipto, bem como na exploração dos recursos renováveis, delas obtidos. Tem experiência também em imunização de madeira, tendo atuado como instrutor nessa área nos últimos 12 anos, através da parceria COOPIFOR (Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica) e SENAR MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), subordinado à FAEMG (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais).

Mestre em entomologia é também apicultor, instrutor e consultor em apicultura, tendo exercido influência no desenvolvimento desta atividade em nível familiar no Estado e na motivação da formação de algumas associações de apicultores, também através da COOPIFOR, do qual é sócio-fundador.

Facilitador da aprendizagem na formação do profissional rural reflexivo, (com desenvolvimento das habilidades básicas, específicas e gerenciais do público adulto e com baixa escolaridade) tendo atuado, com pequenos e médios trabalhadores rurais, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, econômico e social.

Especialista em arborização urbana, paisagismo e compatibilização de redes elétricas, participou do Projeto VERDE VIVO da prefeitura municipal de Belo Horizonte. Como arborista pela UNIVERCEMIG, atuou no PREMIAR ( Programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes – CEMIG) e hoje atua no Inventário das árvores de Belo Horizonte (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte-CEMIG-Universidade Federal de Lavras).

Exerceu as funções de chefe de divisão de meio ambiente, parques e Jardins, no município de Ribeirão das Neves MG, e de engenheiro do depto de meio-ambiente, parques e jardins da secretaria municipal de meio ambiente de Belo Horizonte.

Ulysses é habilitado em docência de ensino superior, e consultor em certificação de café pela WQS (World Quality Services)

Como lazer, dedica-se à prática da apicultura, aprecia artes, música, bons filmes e passeios bucólicos.

 

Cecilia de los Ángeles Mendoza Vega (Conselho fiscal)

ceciliaCecilia é Nicaraguense. Formada em direito (com menção em direito social e especialização em direito ambiental, formulação, avaliação e administração de projetos) e técnica em computação.

Cecília trabalhou nos últimos 20 anos no setor energético da Nicarágua. Inicialmente em cargos administrativos e licitações do setor público, nas gerências de engenharia e projetos dos setores de geração, transmissão e distribuição das empresas estatais de energia elétrica. Em 2004 passou a trabalhar no Ministério de Energia e Minas e, a partir de 2007, estava a cargo do Programa de Assistência Técnica do Projeto de Eletrificação Rural para Zonas Isoladas (PERZA) financiado pelo Banco Mundial. Nesse projeto, teve a oportunidade de fornecer apoio técnico, legal e administrativo, aos componentes do projeto e unidade executora, contribuindo com estudos sobre oferta e consumo de sistemas fotovoltaicos em pequena escala, e com o desenvolvimento de projetos de energia renovável (PCH e fotovoltaicos) em diversas comunidades rurais isoladas da rede elétrica, promovendo a participação social e comunitária para garantir a sustentabilidade dos projetos.

Foi ainda responsável pelo Programa de Assistência Técnica para melhorar a oferta de energia em pequena escala, com financiamento do ESMAP - Banco Mundial, em seus dois componentes: Biomassa e Energia Fotovoltaica. O componente de Biomassa deste programa permitiu, à Cecília, obter mais experiências em projetos relacionados com a produção e consumo sustentável da lenha e carvão vegetal, desenvolvendo, entre outras, as atividades seguintes: Foro internacional sobre Lenha e suas implicações nos setores Energético, Ambiental e Saúde (2007), Transferência e Validação de Tecnologia Brasileira para Melhorar a Eficiência na Produção de Carvão e, treinamento a produtores de carvão da região do Pacífico de Nicarágua (2008 a 2010), e Desenho, Fabricação e Difusão de Fogões Melhorados a base de Carvão Vegetal, em Manágua, a capital do País (2009 a 2010).

Foi voluntária, na década de oitenta, por três safras nas brigadas de colheita de café, durante o processo revolucionário nicaragüense, e também participou como educadora no Programa de Educação de Adultos, e no no Pré-Escolar Comunitário "Mariona", em Managua, Nicarágua.

Cecília tem uma filha, Janis Maziel, e para recreação e saúde, gosta da música, dança, leitura, filmes, exercícios aeróbicos e atividade artesanal de bordado em papel.

Fluente em espanhol e português.

 

José Alberto Mangas Pereira Catarino (Conselho Fiscal)

jose-catarinoJosé Alberto nasceu em Portugal, onde estudou e cursou Ciências Econômicas e Financeiras no Instituto Superior de Ciências Econômicas e Financeiras (ISCEF), Lisboa. Veio para o Brasil em 1972, a partir de quando exerce atividades ligadas ao agro-negócio, à reposição florestal, ao desenvolvimento sustentado e recuperação ambiental .

É fundador e presidente atual da Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema -Pontal Flora, entidade sem fins lucrativos, voltada à produção de mudas de árvores nativas e exóticas para suprir a demanda do consumo regional de matéria-prima florestal, ao mesmo tempo que desenvolve ações concretas, com crianças e jovens, para fortalecimento da educação ambiental regional É, também, o atual presidente da Federação de Associações de Reposição Florestal do Estado de São Paulo - FARESP, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento e consolidação do modelo paulista da Reposição Florestal, com transferência de tecnologia florestal para o pequeno e médio produtor rural, através das associações de reposição florestal.

Sua experiência profissional inclui o desenvolvimento e coordenação do Projeto de Recuperação da Microbacia do Fortuna, no município de Presidente Venceslau, São Paulo; foi coordenador do Movimento S.O.S. Rio Santo Anastácio; foi Conselheiro do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado de São Paulo – Fundepec e Membro do Conselho do Desenvolvimento do Pontal do Paranapanema – CODESPAR, representando os produtores rurais; é consultor dos Programas de Cooperação Técnica Brasil-Nicaragua e Brasil-Venezuela para o desenvolvimento de projetos de modernização do setor dendroenergético destes países.

Zé Catarino, como é conhecido, foi Prefeito de Presidente Venceslau, S.P., durante o período de 1997 a 2000, quando exerceu a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema – CBHPP, SP. Atualmente, participa do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio do Peixe, do Conselho Consultivo da Estação Ecológica Mico Leão Preto; é vice-presidente do Comitê de Bacias do Pontal do Paranapanema - CBH-PP, representando a Sociedade Civil; é membro da Câmara Setorial de Produtos Florestais da Secretaria da Agricultura e Abastecimento da Estado de São Paulo.

Sua vivência na área ambiental foi enriquecida com a participação em mais de 100 congressos, seminários e cursos nas áreas florestal, agropecuária, meio ambiente e administração pública, seja como palestrante seja participante, tendo, ainda, proferido mais de 80 palestras em associações de produtores rurais, clubes de serviço, escolas, faculdades, institutos de pesquisa e órgãos públicos versando temas do agronegócio, da recuperação florestal, meio-ambiente e bioenergia em diversas cidades do Estado de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Ceará; e no exterior, na Nicarágua, Costa Rica e Venezuela.

Em 01 de dezembro de 1995, foi agraciado com o troféu Heitor Graça, promovido pelo Jornal "O Imparcial" de Presidente Prudente, S.P., por sua atuação na área do meio-ambiente regional.

Fala francês e espanhol, com conhecimentos de inglês.

Casado com Maria Clara é pai da Daniela (médica), do Ricardo (eng. de petróleo) e do Filipe (eng. mecânico). Pratica ciclismo, adora passear de moto, apreciador de bom vinho, bom bacalhau...ora pois... e boa conversa. 

Thiago Lima (Conselho Fiscal)


Thiago é Engenheiro Mecânico formando pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG. Tem experiência em desenvolvimento de projetos industriais, no qual, coordenava equipes para implantação e manutenção dos projetos.

Participou em projetos na Prolenha/Nicarágua, trabalhando na fabricação e aperfeiçoamento de fogões a lenha ecológicos. Atualmente tem se dedicado ao aprimoramento de fogões a lenha ecológicos em conjunto com a equipe Ecofogão no Brasil, desenvolvendo novas câmaras de combustão e novos produtos. Fez intercâmbio cultural na África do sul e na Nicarágua, aonde, estudou inglês e espanhol e conheceu novas realidades.

Thiago é Brasileiro, com conhecimentos avançados em inglês e espanhol. Gosta de cinema, vinhos e de estar com os familiares e amigos.

© 2011-2013 Prolenha

 

Desenvolvido por ASTRO DESIGN

Recomende-nos

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS Feed

Visitas no site

Hoje23
Ontem50
Na semana73
No mês513
Total23689

VCNT - Visitorcounter